Informativo 008 - Análise SWOT  
 

Neste primeiro informativo de 2013 vamos tratar de uma importante ferramenta de Gestão Estratégica, a análise SWOT. Desejamos uma boa leitura a todos.

SWOT

Com o mercado cada vez mais competitivo e um mundo a cada dia mais globalizado, empresas precisão investir em qualidade e qualificação para continuarem ativas no mercado. Para isso é imprescindível encontrar alternativas estratégicas para alcançar soluções satisfatórias e viáveis.

A análise SWOT é um sistema simples que permite verificar a posição estratégica no ambiente interno e externo. A análise submete os gestores a realizar uma analise, buscando identificar as força e fraquezas de sua empresa “ambiente interno” e também as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

O termo SWOT em inglês quer dizer, Forças “Strength”, Fraquezas “Weakness”, Oportunidades “Opportunity” e Ameaças “Threat”.

A análise se consiste no preenchimento de uma Matriz, ou quadrante, identificando os quatro pontos já mencionados, conforme segue um exemplo:

Forças

  1. Qualidade do Produto
  2. Investimento em RH
  3. Decisões tomadas em conjunto
  4. Planilhas de Simulação

Fraquezas

  1. Alto Custo de Produção
  2. Margem Baixa
  3. Impossibilidade de inovação

Oportunidades

  1. Facilidade de Obtenção de Empréstimos
  2. Barreira a Novos Concorrentes

Ameaças

  1. Forte Concorrência
  2. Mercado Saturado

Com os dados exposto no quadrante, fica fácil a visualização pelo gestor, dos pontos que precisão ser alterados ou alavancados, oque é de responsabilidade da empresa, como também as dificuldades e facilidades que poderão vir a tona d macro ambiente econômico.

Combinando os fatores internos e externos, o gestor terá a chance de saber de suas forças para aproveitar oportunidades do mercado, e como deve se reposicionar em relação a suas fraquezas para não sofrer as consequências das ameaças encontradas.

Há mais de três mil anos, Sun Tzu, considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos e autor do livro “A Arte da Guerra já dizia: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
Cabe ainda resaltar que esta analise pode ser aplicada em vários momentos da vida pessoal, e não somente na gestão empresarial, como exemplo, para decidirmos sobre a compra de um carro, de um imóvel, etc.

Aproveitamos ainda para informar que um estudo muito interessante sobre fluxo de caixa esta disponível em nosso site, http://www.cgcsolucoes.com.br/informativos.php, abaixo do ultimo informativo.

Estamos sempre a disposição.

Equipe CGC Soluções.